Aumento de produtividade nas indústrias de usinagem. Solução ambiental e aumento de produtividade. Payback extremamente rápido.
Nunca se falou tanto em produtividade, em diminuição dos custos de produção e em preservação do meio ambiente. Aliado a todos estes conceitos, não podemos esquecer de um outro não menos importante que é o da sustentabilidade.
Gerenciar e reduzir os resíduos gerados nos processos produtivos além de ser inteligente hoje em dia é uma questão de sobrevivência. A legislação ambiental ficando cada vez mais restrita com relação a disposição dos resíduos, a melhor forma de gerir esse problema é reciclando o máximo possível dos resíduos gerados, transformando um problema em uma atividade que gera valor agregado reduzindo os custos de produção alcançando a tão desejada produtividade.
Uma atividade sustentável que realimenta a cadeia produtiva
Na indústria de usinagem, mais notadamente na de autopeças, o volume de produção traz consigo um efeito colateral que cria um grande incomodo. A geração de cavacos de usinagem. Como se não bastasse esses cavacos arrastam o óleo refrigerante do processo de usinagem.
Com isso existe a perda constante de óleo de corte, muitas vezes integral, de alto custo bem como a geração de um cavaco de baixo valor comercial pela própria presença do óleo.
Nos materiais não ferrosos este problema é ainda maior porque, além do fato que os não ferrosos terem um valor muito melhor de venda (quando limpos) eles são mais suscetíveis à formação de compostos de enxofre durante a refundição. Os óleos possuem enxofre, contaminando o material.